Tipos de Operadores
O que é um operador?
Na construção de algoritmos, os operadores são frequentemente utilizados para facilitar as etapas de entrada, processamento e saída de dados.
As operações que os computadores realizam são semelhantes às da matemática. No entanto, vale destacar que os operadores podem variar, principalmente em algumas operações, conforme ilustrado nas tabelas abaixo.
Os operadores são classificados em três tipos principais:
- Operadores Aritméticos;
- Operadores Relacionais;
- Operadores Lógicos.
Operadores Aritméticos
São utilizados para executar operações numéricas (aritméticas) e podem atuar sobre duas variáveis ou constantes – neste caso, são chamados de operadores binários – ou sobre apenas uma variável ou constante – neste outro caso, são chamados de operadores unários, indicando uma inversão de sinal (positivo ou negativo), por exemplo.

São utilizados em expressões lógicas para se testar a relação entre dois valores do mesmo tipo, retornando VERDADEIRO ou FALSO. São utilizados quando há a necessidade de serem testadas duas ou mais condições dentro de um algoritmo simultaneamente. Os operadores lógicos são: Abordaremos melhor os operadores lógicos na lição que trata das estruturas de decisão. A atribuição de valores a variáveis é feita com o operador Alguns exemplos de atribuições:
Operadores Relacionais
Operadores Lógicos
Operador de Atribuição
<-
<-
. Do seu lado esquerdo fica a variável à qual está sendo atribuído o valor, e à sua direita pode-se colocar qualquer expressão (constantes, variáveis, expressões numéricas), desde que seu resultado tenha tipo igual ao da variável.a <- 3
Valor1 <- 1.5
Valor2 <- Valor1 + a
vet[1] <- vet[1] + (a * 3)
matriz[3,9] <- a/4 - 5
nome_do_aluno <- "José da Silva"
sinalizador <- FALSO
<-
com o sinal de =
(igualdade).